Conhecer as particularidades do seu público no ambiente digital é uma forma de consolidar uma posiçãosegura no contexto digital.
Neste sentido podemos começar com algumas perguntas para entender melhor seu perfil e comportamento.
Primeiramente precisamos entender o que mudou? O que está procurando e onde? O que prefere? O que Valoriza? Como se comporta?
Estão sempre muito ocupados e não tem tempo para atividades comerciais, desta forma prefere que seja fácil, claro e intuitivo. Busca a OMNICANALIDADE a demanda por interação com o cliente que quer ter todos os canais disponíveis de forma transparente: iniciar o processo de compra em um canal, pará-lo e continuá-lo em outro a partir do mesmo ponto, comprá-lo em outro, pegá-lo na loja física e pagá-lo on-line, por exemplo.
Agora os clientes digitais apresentam um novo estilo de vida, mais conectado em telas diferentes como os smartphones, consoles e tablets.
Eles estão usando a mobilidade de uma forma nunca antes possível através de seus smartphones conectados o tempo todo na web.
O novo consumidor é hiperinformado, tendo à sua disposição uma quantidade absurda de informação que, muitas vezes pode deixar os consumidores Infoxicados, ou seja, intoxicados de informação.
Com a proliferação de novos produtos os consumidores tem uma média de 3 dispositivos e estão se tornando especialistas em novas tecnologias. Especialmente os mais jovens.
O novo consumidor digital é mais solidario e colaborativo, participando ativamente de ações de crowdsourcing e crowdfunding.
a ampla gama de produtos oferecidos, a facilidade de mudar de fornecedor e a eliminação de custos de mudança significa que os consumidores perderam o medo de mudar de fornecedor e que a infidelidade dos usuários das principais marcas de referência aumentou em geral. Cada vez mais usuários não se deixam levar pela publicidade corporativa, mas consultam a Internet antes de comprar as características técnicas do produto ou serviço. O novo cliente vive conectado, relacionado e com uma grande capacidade de obter informações sobre o que deseja instantaneamente, por isso se tornou mais exigente com empresas e marcas. Em um mundo onde podemos encontrar soluções para qualquer situação em questão de segundos e ao clique de um botão, demorar mais de uma hora para atender um telefone, responder a um e-mail ou a uma burocracia excessiva não são aceitáveis. Portanto, este novo cliente com poder, móvel, exigente e superinformado exige um novo modelo de relacionamento em todas as interações com a organização.
Hoje ainda é um erro muito comum nas organizações separar o mundo digital do mundo físico. que muitas vezes andam em paralelo e sem integração entre eles. Os canais digitais e o mundo físico são cada dia mais unificados pela tecnologia que nos dá novos poderes para encontrar o cliente e tambem oferece ao cliente superpoderes para comprar com qualidade e menor preço.