Apesar de estarem muito próximos, marketing e publicidade não são a mesma coisa.
Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, essas áreas não possuem o mesmo conceito. Cada uma tem as suas características e podem trazer resultados extraordinários para o negócio se aplicadas corretamente.
Por isso, neste post, resolvemos esclarecer as principais diferenças e semelhanças entre publicidade e marketing. Assim você pode entender definitivamente a definição de cada área. Confira:
O marketing é um conjunto de estratégias que visa ajudar as empresas no alcance dos seus objetivos. Esse setor é responsável pelo planejamento de todas as ações necessárias para atingir os propósitos do negócio.
A maior parte das empresas tem como finalidade aproximar os seus produtos e serviços dos consumidores. Para isso, o marketing considera os 4 Ps:
Eles têm a finalidade de desenvolver táticas ao longo desse processo.
É necessário utilizar várias ferramentas para atrair o interesse do público-alvo de uma empresa, principalmente nos dias de hoje. Com um volume intenso de informações os consumidores estão cada vez mais seletivos.
Nesse sentido, o papel do marketing tem se transformado a cada dia. Afinal, não é mais apenas uma questão de aproximar um produto do potencial cliente, mas fazer isso com relevância, gerando valor.
A publicidade é um dos instrumentos que o marketing utiliza na criação das suas estratégias. É o ato de propagar uma mensagem atendendo aos diversos objetivos de marketing.
Uma publicidade pode ter a finalidade de vender um produto, divulgar uma ideia ou atrair mais visibilidade para a marca, por exemplo.
Para exemplificar: o marketing é como se fosse um bolo grande, e a publicidade, uma de suas fatias. Ou seja, o 1º existe sem o 2º, mas a promoção não existe sem uma estratégia bem definida de marketing.
Mesmo sendo distintas, as 2 áreas necessitam de um planejamento bem estruturado. Dessa forma, as ações se tornam mais efetivas e proporcionam resultados positivos para o negócio.
Por se tratar de algo maior, o marketing precisa do planejamento como ferramenta para organizar todas as decisões estratégicas. Por outro lado, definir as principais mídias e o investimento em cada uma delas não existe sem projetar um caminho.
O ato de planejar envolve traçar as melhores estratégias para alcançar os objetivos futuros.
Isso é fundamental, pois qualquer caminho serve para quem não sabe aonde quer chegar. Por essa razão, o planejamento é uma das principais semelhanças entre esses 2 ramos.
Outro aspecto semelhante é que o público que a marca pretende alcançar é o centro de qualquer estratégia. Se antigamente era comum uma empresa agir de dentro para fora, hoje é bem diferente.
As soluções não podem mais serem criadas para depois o consumidor aceitar. Ao contrário: os potenciais clientes que ditam as principais tendências de consumo para que as marcas comecem a produzir.
Contudo, tem um aspecto que não mudou. Tanto no ambiente macro do marketing como nas definições específicas da publicidade, é preciso considerar a persona como o personagem principal.
Somente conhecendo muito bem com quem se deseja falar será possível conquistar a pessoa certa para o seu negócio. Ou seja, investir na criação de personas é essencial para ambos os casos.
Isso evita muitos desperdícios de tempo e de dinheiro porque, quando a empresa compreende quem de fato tem interesse e potencial para comprar os seus produtos, ela deixa de investir em alcançar pessoas que não fazem parte desse grupo.
Consequentemente, será necessário menos tempo do time comercial para convencer as pessoas e menos publicidade ineficaz. Ou seja, as campanhas com foco no público errado serão eliminadas e a empresa só tem a ganhar.
Ao contrário do que várias pessoas pensam, quem trabalha com humanas precisa, sim, lidar bem com os números. Assim como na publicidade, no marketing também é importante entender as principais métricas que devem ser avaliadas.
Investir em ações sem o comprometimento com a avaliação frequente dos números significa guiar um automóvel com os olhos vendados. Ou seja, é impossível compreender o desempenho das ações para aperfeiçoá-las.
Além disso, é necessário ter habilidade para retirar desses indicadores de resultados dados valiosos e transformá-los em informações determinantes na tomada de decisões. Dessa forma, é possível encontrar os pontos que devem ser aprimorados e replicar o que está dando certo.
Consequentemente, as chances de elevar o retorno sobre o investimento crescem consideravelmente. É importante ressaltar que nem tudo que pode ser medido deve ser mensurado. Sendo assim, busque identificar as métricas mais relevantes para o negócio antes de começar a medi-las.